A famosa fábrica da Yasaka na Suécia já produziu madeiras para inúmeros campeões do mundo.
Para que possam ser produzidas as madeiras de alta qualidade não é só necessário a experiência nos materiais utilizados e processos de fabrico mas também em Ténis de Mesa e o processo é mais longo do que habitualmente se imagine. Ora vejamos:
Da selecção inicial do material em bruto até à etapa final pode demorar até seis meses.
Quando se produz o contraplacado de uma madeira, a Yasaka utiliza “folheados” (camadas muito finas) de diferentes tipos de madeira com espessuras distintas. Estas camadas são então coladas com combinações seleccionadas que variam em número e espessuras dependendo das características que se pretendem para cada uma das madeiras. Em alguns modelos são utilizadas ainda camadas de outros materiais como o carbono ou outras fibras naturais de forma optimizar determinadas características.
Em geral pode-se dizer que quantas mais camadas tiver uma madeira maior será a sua rapidez, dai a importância de listar o número de camada quando apresentamos uma madeira. Claro que a rigidez das camadas também influencia as características e por isso normalmente uma madeira mais pesada é mais rápida que uma mais leve.
Seleccionar a qualidade correcta de um tipo de madeira, o tipo de camada ou a espessura exacta de todas as camadas é metade do segredo na produção de madeiras de ténis de mesa. A outra metade é o processo de colagem (que inclui conhecer profundamente o tipo de colas, as suas propriedades, a pressão exercida, temperaturas e tempos de colagem), processo de secagem e trabalho de acabamento.
Por estas razões a Yasaka é uma das lideres mundiais na produção de madeiras onde a qualidade importa muito mais que a quantidade. E os resultados estão à vista, onde Ma-Lin Champion é um exemplo de excelência!

Processo de prensagem

Selecção de materiais diferentes